terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"Toda unanimidade é burra." (Nelson Rodrigues)


O BBB é um programa fascinante!

Alguns (pseudo)intelectuais que conheço criticam o BBB dizendo que é um programa que não promove reflexões, que não acrescenta nada à sociedade. Dizem que realities show são programas alienantes. Nem se permitem vê-los.
Eu discordo radicalmente! Acho esta uma visão superficial, limitada.

O BBB sempre me ajuda a refletir sobre o caráter das pessoas: de quem está lá dentro, jogando, e de quem está aqui fora, julgando. A eliminação da Tessália me provocou algumas inquietações.

Na minha visão, a saída dela não tem nada a ver com a trajetória que fez dentro do programa. Tess saiu por julgamentos morais daqueles que assistem o BBB (milhões de "alienados"!).

É possível que Tessália tenha feito sexo oral com Michel dentro da casa. E eu me pergunto: e daí? Será que as milhões de pessoas que assistem o BBB, não transam?
'Ah, mas ela estava sendo filmada! É uma vagabunda!'. Até onde eu sei, o tesão não acaba só porque existe uma câmera em cima da sua cabeça!

Daqui duas semanas, homens e mulheres nuas estarão exibindo seus corpos no carnaval brasileiro...'Que lindo, que gostosa, viva o Carnaval!'. Eu sinceramente fico incomodada com esse tipo coisa, essa mistura de puritanismo e despudorismo que o Brasil vive.( neologismo total!).

Particularmente, não me importo com a vida do participante de BBB fora da casa, nem antes, nem depois. Se o cara foi preso por cheirar cocaína (Dourado), se é gay (Dicesar, Sérgio, Angélica), preto (Uiliam), judeu (Michel), nordestino (Anamara), doutora (Elenita),a mim não interessa. Eu procuro analisar a pessoa dentro da casa. Por exemplo, quem torce pelos 'Coloridos', torce porque são homossexuais. Desde quando ser homossexual é qualidade ou defeito? Fico com aquela sensação de que não importa o caráter da pessoa, o que importa é ser gay. Você pode ser um filho da puta, mas se for gay, eu te apóio. Fazendo uma comparação extrema, são as mesmas pessoas que elegeram um presidente porque era bonito. (Usar os Coloridos, foi só um exemplo.)

Eu assisti a todos os BBBs e acho que a Tessália foi uma jogadora diferente de tudo que esteve ali e como gosto de jogo, só lamento a saída dela. Sai o conteúdo, a inteligência, fica o mais do mesmo!

Agora é torcer p/Elenita!

PS: E ainda por cima, vou ter que aguentar aquela gralha (Anamara) berrando nos meus ouvidos.

4 comentários:

  1. Juro que não falo como estudante de comunicação metida a intelectual, mas como telespectadora obcecada de TV que fica grudada nela pelomenos umas 6 horas por dia. Embora o BBB trate em sua essência de uma questão crucial do mundo atual que é a transformação da vida em um show televisivo, desculpa, mas é um programa lixo sim, como aliás quase toda a programação da TV (Tanto a aberta quanto por assinatura). Não é apenas o BBB que que esclarece sobre o tipo de sociedade que temos, todos os programas de TV falam um pouco sobre quem nós somos, minha querida. Quem disse que um programa tem que ser bom para revelar facetas sobre o mundo real? A sociedade não é boa, os programas de TV em geral também não são. A TV é entretenimento de 5ª categoria, ela serve única e exclusivamente para manter a maioria sob controle, para que ela não faça muitos filhos, para que ela consuma refrigerantes e salgadinhos multinacionais sem nem perceber e para que ela não encha o saco do governo implorando por pão e circo. É só para isso que a TV existe e isso todo mundo já está cansado de saber, acho lamentável que uns poucos desavisados achem que estão defendendo a sociedade e a democracia quando criticam quem critica a TV usando termos como "pseudo-intelectuais"...

    ResponderExcluir
  2. O que faz a TV um veículo fascinante por inteiro (e não apenas um BBB ou outro) é exatamente a competência com que ela consegue exercer esse papel. Quanto à quase unanimidade que julgou e condenou Tessália, pelo amor de Deus, Tessália não saiu do BBB porque fez sexo oral, embora muita gente tenha ridicularizao-a por isso. Saiu porque passou a impressão de que é uma pessoa arrogante, de péssima índole e com valores morais tão ambíguos quantos os da sociedade que tu estás atacando. Sendo hipócritas ou não, as pessoas querem ver em um "reality", seres cuja personalidade seja ressaltada a partir de coisas que são "importantes" para os brasileiros: bom humor, humildade, generosidade, inteligência (ou esperteza) e uma boa dose de vitimização. Tessália foi o contrário de tudo isso, sendo verdade o que disse para Bial, sobre amar Michel, foi ainda uma perfeita jumenta ao priorizar um namoro ao invés de se concentrar totalmente no jogo e nas demais pessoas em volta. Burra é ela, que não conseguiu ter o mínimo de sensibilidade para entender que em programa de TV, você é que tem que se adpatar aos telespectadores e não o contrário...

    ResponderExcluir
  3. O Carnaval é um ritual milenar, com bilhões e bilhões de símbolos e representações do imaginário e a nudez é a penas uma ínfima parte disso, tu queres mesmo comparar toda a história e tradição do carnaval com o juízo de valor que as pessoas podem ter feito sobre o suposto sexo oral de Tessália? Uma coisa é uma gostosa nua sambando na Marquês, outra coisa é a integrante de um "reality" fazendo chupeta num cara que mal conhece (Ateñção para o termo "reality"). Filmado ou não, seria socialmente condenável mesmo. E quem fala isso é alguém que recorrentemente é condenada por fazer sexo (oral ou não) com desconhecidos. Não é uma coisa simples fazer sexo oral, no anonimato ou em público, sexo nunca é simples para tu usar essa expressão "E daí?". E daí que os pais querem transferir para a TV a educação que eles é que deveriam dar aos filhos, mas não querem ver seus filhos vendo em um "reality", uma cena de sexo (seja oral ou não), é hipocrisia? Talvez seja, mas é assim que as pessoas são e, como disse, isso não foi o mais importante para que a TESSANAJA saísse do BBB com tanta rejeição. Por fim, e como alguém que torce abertamente para os "coloridos", quero informar que o fato de serem gays diz sobre o tipo de caráter que eles tem sim, o conceito de caráter é muito amplo e envolve escolhas ligadas também à sexualidade...

    ResponderExcluir
  4. A ambiguidade sexual é a cara do agora, do hoje e foi a minha geração sensacional que ajudou a propagar a sexualidade como um bem, gratuito ou pago, embora a AIDS tenha dizimado boa parte dos primeiros que propagaram isso. Não acredito em sexualidade hetero, bi, tri, poly, mega, hiper, uber... Eu acredito no prazer hedonista mesmo e no quanto isso é importante, inclusive para a saúde mental. O tipo de "sexualidade" representada por uma pessoa cujo nome de guerra é "Orgastic" e por uma Drag Queen, para mim é o significado maior, não de que o mundo é gay ou que gays devam ser premiados por estarem entre as minorias, mas porque finalmente uma parcela da sociedade aceita que o natural não é ser hetero ou ser homo, mas ambíguo, isso não é mais do mesmo, ao contrário. Desculpe, por me estender tanto, o blog é de vocês, não meu. Mas prometo me comportar, não vindo mais aqui torrar a paciência de vocês. Para mim, o BBB continuará sendo, dentre todos os lixos da TV, um lixo fascinante sim, mas um lixo. Beijos.

    ResponderExcluir